Consulta de Pneumologia Geral
Especialidade médica que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças do aparelho respiratório, principalmente doenças respiratórias do trato inferior – traqueia, bronquios, pulmão, e pleura.
- Bronquiectasia – Bronquiectasias são deformações ou dilatações das vias aéreas (brônquios), ficando os doentes mais vulneráveis a infecções.
- Doença Pleural – Existem vários tipos de doenças pleurais, incluindo: Empiema (pus entre os folhetos pleurais), Derrame Pleural (líquido entre os folhetos pleurais) , Pneumotórax (ar entre os folhetos pleurais) e Hemotórax (sangue entre os folhetos pleurais).
- Doença por Coronavírus 2019 (COVID-19) – A COVID-19 é uma nova doença que pode afetar os pulmões e as vias respiratórias. É causada por um subtipo do vírus coronavírus, chamado de Sars-CoV-2.
- Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) – A DPOC é o nome de um grupo de doenças pulmonares que causam dificuldades respiratórias, incluindo enfisema e bronquite crônica. Sendo causada pelo hábito tabágico, é irreversível e pode levar à insuficiência respiratória e, eventualmente, à morte.
- Embolia Pulmonar – Nas embolias pulmonares ocorre uma obstrução do fluxo sanguíneo de uma ou mais artérias pulmonares por trombos ou embolos. Se não for tratada e occorrer em vasos de calibre considerável pode ser fatal.
- Hipertensão Pulmonar – A hipertensão pulmonar é a pressão alta nos vasos sanguíneos que irrigam os pulmões (artérias pulmonares).
- Infecção Pulmonar – São as pneumonias . Algumas, poucas, resolvem-se espontâneamente, mas outras podem ser graves e, mesmo, fatais.
- Nódulos Pulmonares – Um nódulo pulmonar é uma pequena alteração radiográfica no pulmão que pode ser benigno ou maligno, ou mesmo apenas uma cicatriz.
- Sarcoidose – A sarcoidose é uma condição pouco frequente, manifesta-se por manchas e nódulos subcutâneos, granulomas, nos órgãos do corpo. Pode afetar os pulmões e o mediastino (local onde se encontra o coração).
- Tubercolose – A tuberculose é uma infecção bacteriana que afecta normalmente os pulmões, é transmitida pela inalação de gotículas da tosse ou do espirro de uma pessoa infectada.
- Bronquite – É a inflamação dos brônquios, tubos que levam o oxigénio até aos pulmões. Existem dois tipos:
- Aguda: de origem infeciosa, começa de repente, quando sintomas como tosse, chiado e dificuldade em respirar permanecem entre cinco dias a quatro semanas; atinge principalmente crianças e idosos.
- Crónica: é um diagnóstico clínico; os pacientes têm de apresentar expectoração durante três meses por dois anos consequtivos; não é uma doença, mas sim um conjunto sintomático que pode ocorrer em diversas patologias como a DPOC, a asma, bronquiectasias, etc..
Especialista da area
Prof. Dra. Gabriela Fernandes
Prof. Dra. Gabriela Fernandes tem as suas especialidades em Pneumologia, onde exerceu as suas fundões no Centro Hospitalar Universitário de São João, Porto e mais…
Para saber mais sobre a Prof. Dra. Gabriela Fernandes, clique aqui.